Você acha que tudo que vai para o lixo realmente é lixo? Estudos apontam que até 50% dos produtos encaminhados para aterros poderiam ser reutilizados, reaproveitados ou reciclados. Quantas pessoas que você conhece usam as sobras de alimentos como adubo? E quanto à reciclagem? O volume de lixo que você separa para ser reciclado é maior que o volume que é destinado ao aterro? Se sim, ótimo. Se não, tenha a certeza de que você faz parte da estatística como agressor em potencial do planeta.

Façamos um paralelo: combatemos a proliferação do mosquito Aedes aegypti porque não queremos que a dengue se espalhe. Com o lixo é igual. Se não combatermos a sua produção em breve teremos um planeta muito “doente”. Precisamos agir. A reutilização e a reciclagem de resíduos domiciliares são fundamentais, mas a atitude mais importante para a preservação do meio ambiente é a de não gerar lixo, ou pelo menos gerar o mínimo possível. REDUZIR.
Se evitarmos o uso das sacolas plásticas, reduziremos a sua quantidade nos lixões. Se optarmos por produtos que possam ter frascos reutilizados, como as embalagens retornáveis, com certeza isto também contribuirá para a diminuição de lixo. Utilizar copos pessoais ao invés dos descartáveis também ajuda. A prática do consumo consciente deve ser aplicada em sua vida como um todo, ser incorporada ao seu cotidiano. Analise o quanto de lixo você, sozinho, produz por dia. Depois crie alternativas sustentáveis. Reduza sua produção de lixo!
Para contribuir com a saúde do planeta precisamos ter consciência de que as campanhas publicitárias nos levam ao consumo inconsciente. Mesmo sem necessidade, acabamos adquirindo muitos produtos pela atratividade ou pela propaganda que nos convenceu. Devemos nos conscientizar que uma bela embalagem nada mais é do que LIXO. Na hora das compras, a opção por produtos ecologicamente corretos é um diferencial que você pode assumir em sua vida.
Tenho uma proposta simples. Analise sua vida durante esta semana e identifique apenas um produto que você possa eliminar do cotidiano, ou pelo menos reduzir o consumo. Se cada um fizer apenas esta única mudança teremos um resultado extraordinário em nossa cidade.
Na próxima vamos conversar um pouco mais sobre a água.
Até lá!
Flávio Paschoal
Ilustração: Lucas Diniz - kill_dinho@hotmail.com
Revisão de texto: João Colosalle - joaocolosalle@hotmail.com
Muito bem! estou fazendo a minha parte,jah! Que tal começar com cada um fazendo a sua, e depois passar a proliferar essa brilhante,porem simples ideia?!?!
ResponderExcluirA solução esta na simplicidade, e a palavra-chave eh : REDUZIR!!
Parabens Flávio!!..
Letícia Teixeira.