Desperdício! O que te lembra essa palavra ou ação? Jogar comida fora? Tomar banhos demorados? Deixar a torneira aberta? Deixar a luz acesa ou o a tela do computador ligada sem ninguém no ambiente?
Boa parte da população entende por desperdício grandes quantidades descartadas ainda com possibilidade de uso. Por isso, as pequenas quantidades não são observadas e questionadas, como, por exemplo, quando 1 kg de comida é jogado fora. Neste exemplo, abro um parêntese.
Segundo dados da revista Veja número 1749, perto de 44% do que é plantado se perde na produção, distribuição e comercialização: 20% na colheita, 8% no transporte e armazenamento, 15% na indústria de processamento e 1% no varejo. Com mais 20% de perdas no processamento culinário e hábitos alimentares, as perdas totalizam 64% em toda cadeia. Números assustadores, não?
Somos quase 7 bilhões de pessoas nesse planeta. É mais do que necessária a consciência de que o desperdício aparentemente inofensivo deve ser combatido. Como sempre tenho dito, as pequenas ações devem fazer parte das questões ambientais.
Colocaremos essa realidade em uma questão prática de nosso dia a dia. Papéis! Quanto papel é desperdiçado por dia? Aquela folha que você imprimiu sem necessidade alguma; o pedacinho de papel do bloco de anotações que você escreveu apenas um número de telefone e depois jogou fora; o caderno que foi para o lixo ainda com páginas em branco. Pelo fato de sermos, de certa forma, ecologicamente preguiçosos, e por ser uma tarefa chata (eu sei e concordo com isso), deixamos de aproveitar ao máximo um espaço em branco numa folha de papel. Isso não é feito porque é muito mais cômodo jogarmos fora e comprar um caderno novo ou trocar por uma folha nova. Pesquisas indicam que a média de consumo por pessoa é de 51 kg de papel por ano, sendo que para fabricar 50 kg é necessária uma árvore virgem. Mais de 7 bilhões de árvores por ano para alimentar nossos hábitos de consumo. Está mais do que na hora de prestarmos atenção aos pequenos desperdícios.
Diversas atitudes sustentáveis podem ser assumidas quanto isso. Quer dicas? Comece a utilizar todos os espaços em branco, recorte-os e coloque em uma caixa para servir de anotações; imprima seus documentos somente quando for extremamente necessário e pense nos números apresentados quando for jogar fora uma folha ou um caderno.
Existe mais uma boa opção que gostaria de compartilhar. Sabe quando mandamos imprimir aquela planilha e acaba saindo uma folha a mais com apenas algumas linhas? Ou quando no documento do Word existe um espaço a mais e a segunda folha sai apenas com o cabeçalho e rodapé? Pois bem, existe um programa de combate ao desperdício de papéis na impressão, sem custo algum. Você pode encontrá-lo neste site http://www.printgreener.com/. A função deste programa é verificar e avisar se existem tais folhas adicionais em sua impressão. Instale em sua máquina e ajude o planeta.
Independente do tamanho, tenho certeza de que com cada atitude positiva tomada, o mundo sentirá seu benefício. Seja amigo do planeta! E até a próxima!
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Ilustração: Lucas Diniz
Revisão: João Colosalle
Revisão: João Colosalle
Nenhum comentário:
Postar um comentário