Quando nossa mãe diz para levar o guarda chuva é bom pegá-lo mesmo. Vai chover! Não sei quanto a vocês, mas diversos ditados que minha mãe disse a vida toda começaram a fazer mais sentido depois de algumas centenas de vezes que tive que concordar que ela estava certa. Um deles me dizia para tomar conta do que era meu - “Macaco senta no rabo e fala do rabo do outro”. É nesta linha de pensamento que escrevo hoje.
Sempre falo da importância das atitudes individuais, as pequenas, aquelas que algumas pessoas “teimam” em dizer que não trazem benefícios. Pois bem, se continuarmos a olhar para as nossas coisas e as coisas que nós podemos fazer, mesmo sem ser em grande escala, é claro que, com a união de todos, faremos a diferença. Considerando nossa comunidade e espaços comuns a todos vamos falar sobre uma atitude sustentável bem transparente: cuidar das calçadas de nossa cidade.
Se cada casa, comércio ou empresa cuidasse rigorosamente do espaço da frente de sua propriedade certamente teríamos uma cidade mais limpa e com toda certeza o lixo produzido por nós, que está por aí, jogado em qualquer canto, teria uma destinação final mais adequada. Sugiro o seguinte.
Primeiro: coloque cestos de lixo (orgânico e não orgânico) na porta do estabelecimento ou casa (é possível, basta querer).
Segundo: coloque placas, faixas ou cartazes informando que você gosta do mundo limpo e peça para quem pensar em jogar seu lixo ali na sua porta que use o cesto ou que procure um dos cestos públicos para isso.
Terceiro: estenda a limpeza da sua casa ou estabelecimento à calçada (NÃO UTLIZE ÁGUA PARA LIMPAR, APENAS VARRA) e comunique seus clientes, amigos e parentes. Passe aos outros a mensagem de que você é uma pessoa sensata e que luta pela saúde do mundo.
E lembre-se: a sujeira que está na porta da sua casa dificilmente foi feita por você, mas não é por causa disso que você a empurrará para seu vizinho. Recolha com vassoura e pá e jogue em um lugar adequado.
Os países desenvolvidos defendem que, além da riqueza e do poder econômico, a cultura e a educação são fatores imprescindíveis para assumirem este status. Se continuarmos a nos comportar inadequadamente com o meio ambiente, seremos pra sempre um país atrasado e pouco desenvolvido.
Converse com quem visitou um país rico ou relembre como era por lá. É fato. Uma das primeiras observações é sobre a limpeza e beleza das ruas das cidades. Se quisermos ser considerados desenvolvidos também precisamos, antes de obter esta vitória, agir como tal. Faça você a sua parte e demonstre que está evoluído, que não parou no tempo e que não é daqueles que aceitam sujeira e lixo no lugar onde vive!
Quem acredita e faz a vida que te cerca ser como deseja são os primeiros a conseguirem a vitória.
Adote sua calçada!
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Revisão: João Colosalle
É isso aí, Fláa... Aqui em casa, me deixaram como responsavel pela calçada. Varro todos os dias as folhas,e quando é preciso (troco de vassoura, utilizando uma de pelos mais macios) e removo toda aquela terrinha indesejada, SEM UTILIZAR AGUA para tal. Boraa fazer a nossa parte?! To fazendo a minha!!!
ResponderExcluirÉ Le, se cada um fizer o que precisa, que não é nada d+, com certeza teríamos uma melhora bem bacana. Bom saber que você faz a sua parte (já esperava isso de ti). Beijos e obrigado por ter participado do blog. Flá
ResponderExcluir