O que será preciso dizer, esclarecer ou informar para que possamos começar a coletar água da chuva para lavar a calçada, o quintal, o carro, regar as plantas e até mesmo utilizá-la dentro de casa?
As atividades citadas acima, que fazem parte do nosso cotidiano, consomem muita água potável. Alguém já reparou que existem pessoas da nossa comunidade que lavam o quintal com a “vassoura d’água” mesmo quando está chovendo? Não é um abuso gastar e consumir água potável para empurrar a sujeira em dia de chuva? Eu acredito que usar água para empurrar sujeira é abuso em qualquer dia!
Se deixássemos de lado a comodidade de abrir a torneira e gastar sem limites, poderíamos construir coletores de água da chuva em nossas casas com extrema facilidade e baixo custo. Esta água coletada pode ser muito bem empregada nas atividades cotidianas.
Um tambor, por exemplo, e um sistema caseiro para filtro podem ser empregados neste aparelho sustentável e prático. Teríamos a oportunidade de poupar gastos com a conta de água e quem sabe utilizar esta economia para levar a família a algum programa no fim de semana. Você é uma das pessoas que diz que sempre falta tempo e dinheiro para passear? Pois bem, a solução existe e está sobre nós, sendo desperdiçada a cada chuva. Agora cabe a você se mexer e usar a criatividade para proporcionar mudanças inteligentes em sua vida.
Um dito popular diz “sempre que aperta no bolso nós sentimos a necessidade”. Mas, como sentir o bolso reclamar se não damos importância para o quanto se gasta com estas atividades? Faça o teste (dependerá do uso atual, quantidade de pessoas que moram em sua casa, de plantas e carros e do tamanho do quintal e da sua calçada).
Neste próximo mês proíba as pessoas da sua casa de lavarem a calçada e o quintal, regue as plantas somente com a água da chuva (utilize baldes por enquanto) e não lave o carro. Veja a diferença na sua conta e multiplique pelos 12 meses do ano. Este valor total pode te surpreender e financiar boa parte da viagem das próximas férias.
Em minhas palestras sempre tento incentivar o uso inteligente das ferramentas tecnológicas que temos disponíveis. Sugiro a vocês, leitores, a busca por “coletor de água de chuva artesanal”, no Google. Os três primeiros resultados já dão uma bela ajuda sobre como economizar água através da construção de um coletor.
Espero que eu tenha incentivado pelo menos uns poucos. Mas, que estes poucos possam, em longo prazo, multiplicar este conhecimento. Espero que um dia estas sugestões virem realidade.
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário