quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vamos juntos?

Vamos direto ao ponto. Se duas pessoas combinarem em dar carona uma à outra, de casa ao trabalho, alternando a vez de quem dirige, ambas estarão colaborando com o planeta. Menos um carro na rua significa diminuição de poluentes gerados pela queima de combustível.
Planejar suas compras e estruturar um roteiro para que possa fazer suas tarefas com o menor trajeto possível de carro é outra atitude positiva.
Fazer a revisão do seu carro conforme as especificações do fabricante é mais uma ação sustentável que deve ser adotada. Veículos em ótimas condições de uso tendem a poluir menos.  

Para visualizarmos melhor as agressões que o planeta sofre com nossa frota de veículos vamos detalhar os agravantes: a queima de combustível é a grande vilã do planeta, causa problemas na camada de ozônio e pode acarretar mudanças climáticas graves. Outro ponto a se considerar são os grãos de borracha que vão parar nos bueiros e, consequentemente, em nossos rios.

Neste caso, quanto mais rodamos com os automóveis, mais rápido precisaremos de novos pneus. Por isso, por que não consideramos uma vida mais saudável e adotarmos a caminhada e a bicicleta como formas sustentáveis de locomoção do século XXI?

No final do século passado, foi atribuído ao dia 22 de setembro o “dia mundial sem carro”, uma iniciativa de ativistas para propagar a reeducação sobre nosso hábito de locomoção. No entanto, somos bem capazes de nos mover para diversos lugares utilizando os transportes públicos ou mesmo indo a pé ou de bicicleta. Mas, na maioria das vezes, a comodidade fala mais “alto” e esquecemos de alguns deveres, como exemplo, cuidar do planeta de forma total e absoluta.
Para a saúde do planeta, e a sua própria, ofereço hoje uma reflexão em que você descubra se é capaz de deixar seu carro na garagem apenas um dia da semana? Faça apenas esta pequena mudança de hábito.
Consideremos uma frota de 10 mil veículos. Se cada um reservar um dia durante a semana para deixar o carro na garagem, garanto que os valores benéficos serão grandiosos e todos ganharão.
Comece a gostar mais do planeta! Cuide!
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Revisão: João Colosalle
Ilustração: Lucas Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário