Saio de casa pela manhã e vejo as pessoas limpando suas calçadas. Por várias vezes também vejo a mesma cena durante a tarde e, em algumas ocasiões, à noite. A semelhança de todas elas é a utilização da mangueira para lavar a calçada. Quem vê sem analisar não percebe os detalhes dessa cena tão comum hoje em dia, aparentemente normal. Mas, vamos analisar com outro olhar?
O mais comum é ver as pessoas empurrarem a sujeira para o vizinho. Uma atitude nada harmoniosa dentro da sociedade, não é mesmo? Se você não quer ver a sujeira ali, parada na porta da sua casa, é bem capaz de entender que seu vizinho também não queira. Recolha seu lixo e dê o descarte adequado a ele.
Também encontramos as pessoas varrendo a sujeira ou recolhendo-a com uma pá (parabéns se você faz isso ao invés de mandá-la à calçada alheia). No entanto, é comum a mangueira aberta e a água vazando, sem ser usada. Chamamos esta ação de “vassoura d’água”, ou seja, o ato nada correto de empurrar a sujeira ou lavar a calçada com o jato d’água. Um absurdo!
Em pleno século XXI, encontramos muitas pessoas que ainda não entenderam que a água é o nosso recurso natural de maior valor, necessária à nossa saúde e sobrevivência. Precisamos economizá-la e usá-la de forma consciente.
Imagine que a calçada está completamente suja. Uma boiada inteira passou por ali e deixou seus rastros naturais (uma cena hipotética e cômica). Concordo que um pouco de água ajudaria muito neste caso, mas porque não usarmos somente o necessário? Primeiro, pegue a mangueira, molhe o lugar sujo, feche a torneira e varra o lugar. Depois, abra novamente a torneira, molhe, recolha seu lixo e jogue-o num lugar apropriado. Acredito que seguindo esses passos você conseguirá seu objetivo de ter sua calçada limpa. E melhor, um bom relacionamento com seu vizinho e com o planeta. Perfeito, não?
Caso não tenha passado nenhuma boiada hoje pela sua calçada, quem sabe poderemos pensar em varrê-la apenas, sem o uso da “vassoura d’água”? Experimente um dia.
A água é nosso recurso natural mais importante, por isso, use-a adequadamente. Alguns estudiosos e pesquisadores afirmam que uma terceira guerra mundial se daria por água potável. Enquanto isso algumas pessoas usam para empurrar lixo daqui para li. Não existe cabimento para aceitar esta atitude.
Cobre seus vizinhos, amigos e familiares uma postura mais sustentável. Pequenas mudanças trazem benefícios extraordinários para o planeta.
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Revisão: João Colosalle
Tenho uma vizinha que lava a calçada 3 vezes ao dia.Ela poderia ter adotado outros hobbies, como ler livros,assistir novela, praticar algum esporte ou ajudar alguma instituição...mas, para ela, o legal mesmo é fazer vasoura d'agua...um absurdo, certo? Outro dia,vejo a minha vizinha, óbvio, lavando a calçada,e o telefone tocou, ela foi atender e a mangueira permaneceu abertaaa, o telefonema, pelo visto, foi longo...e ela nem se deu conta que deixava um tesouro ir por ralo abaixo.Fofocas da minha vizinha à parte, não é possível acreditar que exista alguem que ainda não saiba o quanto é precioso ter água potável...olhemos além de nossos vizinhos, ou de nós mesmos, quando por comodismo, preguiça, egoísmo ou por outro motivo qualquer desperdiçamos água, não precisamos viajar para a África, no Brasil mesmo, encontramos pessoas que precisam percorrer longos trajetos para recolher água contaminada de alagados e utilizá-la para fazer comida, beber...e vc?já refletiu sobre o assunto, ou prefere esperar pra sentir na pele o quanto a água é essencial?
ResponderExcluirÉ Dani, infelizmente diversas pessoas ainda NÃO pensam no coletivo. A grande maioria na verdade! Precisamos levar essa mensagem, informação, para pessoas como sua vizinha. Outra vez! Certamente que se pergunta terá como resposta: "sim eu sei devemos economizar água"...só não faz! Não é fácil de entender e aceitar...Flávio
ResponderExcluir