Precisamos adotar medidas eficientes para combater o descaso, o desperdício e a degradação ambiental se quisermos manter sua beleza natural. Hoje proponho uma comparação a uma estratégia que tradicionalmente obtém excelentes resultados.
No âmbito empresarial existe uma forma clara de se manter o interesse e empenho dos funcionários sobre as metas traçadas pela diretoria. Vivenciei algumas experiências que gostaria de apresentar como sugestões à causa da preservação ambiental.
Em quase todos os departamentos comerciais que conheci quando atuava em marketing, via um quadro de metas a ser empregado como ferramenta principal para motivação dos vendedores. “Estamos a 30% de nossa meta”, “Atingimos 80% da meta traçada”, “Conquistamos 10 mil novos clientes”, várias formas, entre tantas, de se dizer “continue vendendo”. A técnica aqui é o fato de que a exposição de resultados e a compreensão clara de sua responsabilidade, no caso, as vendas, trazem o comprometimento espontâneo dos funcionários.
Se você deseja que seus funcionários se esforcem para atingir qualquer resultado, antes de tudo você deve informá-los claramente sobre estes resultados e principalmente como eles estão evoluindo. Desta forma, quando chegar o fim do mês ninguém será surpreendido.
Mas a analogia com meio ambiente é o que nos interessa agora. Quanto de água você gasta por dia? Quanto lixo produz diariamente? No serviço, quantos copos de plástico você utiliza por semana? Quanto tempo você gasta no banho por mês? Quantas sacolas plásticas você descarta por semana? Quantas pilhas e baterias você jogou no lixo comum no ano que passou?
Como podemos falar em reduzir os impactos ambientais que causamos ao mundo se não temos ciência exata de quanto “lixo”, “desperdício” ou “agressões diretas” nós causamos diariamente?
Se colocássemos um quadro como o que citei acima em nosso trabalho alertando sobre nossos esforços para reduzir os custos ambientais, teríamos um controle maior sobre nossas atitudes. Exemplo: “mês passado a média de consumo de copo plástico foi de 7 unidades/pessoa/dia – Vamos reduzir para 3 unidades. Contamos com você”. Este ou qualquer outro exemplo que se enquadre no seu ambiente de trabalho, tenho certeza de que os números assustariam a todos. Faça o teste e pergunte para seus colegas de trabalho quantos “copos de plástico”, por exemplo, sua empresa consome.
Este exemplo de mensurar e publicar os resultados diários serve para nossas casas também. Comece a informar seus filhos sobre o tempo total no banho. “Este mês, nossa família com 4 pessoas ficou 2 mil e 400 horas com o chuveiro ligado. Achou muito? Faça as contas. Calculei 20 minutos por pessoa, mas sabemos que para muitos de nós, 40 minutos no chuveiro é pouco.
Os números quando apresentados impressionam. Transforme esta comunicação em ferramenta contra os impactos ambientais e faça a diferença. Lute com todas as armas para salvarmos o planeta.
Flávio Paschoal é consultor de marketing e ambientalista
Revisão: João Colosalle
Realmente este método seria muito bom para notarmos como estamos vivendo errado, destruindo aquilo que nos proporciona vida.Flávio, sabe o que noto em nossa sociedade, é que hoje as pessoas são imediatistas, eu quero agora, e para elas não importa o dia de amanhã, o importante é viver o hoje. Sem contar o altruísmo que fora perdido, uma vez que umas das características do altruísmo é amar aquelas pessoas que ainda não existem, mas existirão, como nossos filhos e netos que habitaram esse planeta, se ele chegar a tanto, é claro. Estou escrevendo algo sobre a sustentabilidade, talvez não vai gostar muito,, pois estou pondo-a como uma utopia, não é pessimismo, mas tanta alerta, e as atitudes não são mudadas.Onde vamos parar ?
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